Processo de Lições Aprendidas

O propósito do processo de lições aprendidas é compilar e documentar sucessos, oportunidades de melhorias, falhas e recomendações para aperfeiçoamento do desempenho nos projetos futuros ou fases futuras de projetos.

Descrição

As sessões de lições aprendidas podem incluir qualquer formato de reunião ou fórum que funcione para as principais partes interessadas que forem identificadas como participantes dessas sessões.

Elementos

As sessões podem incluir uma revisão de:

  1. Entregas da análise de negócios
  2. O produto final
  3. O processo da análise de negócios
  4. Automação e tecnologias utilizadas ou não utilizadas
  5. Questões ou preocupações gerenciais
  6. Como os ativos de processos organizacionais auxiliaram ou prejudicaram os processos de análise de negócios e de requisitos
  7. Desempenho versus plano
  8. Ação corretiva e/ou preventiva recomendada, aprovada ou rejeitada e tomada
  9. Variações
    ▷ Causas raízes das variações
    ▷ Se as variações foram de rotina ou anomalias significativas

As sessões de lições aprendidas podem acontecer como reuniões formais, facilitadas com agendas definidas e papéis claros, sessões de trabalho formais ou informais, ou como encontros informais, podendo incluir, ou não, uma celebração.

Dica: Procure ser informal, rápido, e faça ao longo do projeto. Uma ferramenta que pode apoiar é a WIKI, você instalar gratuitamente e usar no seu projeto, acesse:

http://www.mediawiki.org/wiki/MediaWiki

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *