Observação de Campo e Ambiente

A observação é uma forma de elicitar requisitos através da condução de uma avaliação do ambiente de trabalho da parte interessada. Esta técnica é apropriada para documentar detalhes sobre processos atuais ou quando o projeto se destina a melhorar ou alterar um processo atual.

Descrição

A observação baseia-se no estudo das pessoas na execução das suas funções e é às vezes chamada de “siga o mestre” (“ job shadowing” ou “ following people around”). Por exemplo, algumas pessoas estão tão habituadas com sua rotina de trabalho que elas têm dificuldade de explicar o que fazem ou por quê. O observador pode precisar assisti-los executando o seu trabalho para compreender o fluxo de trabalho. Em certos projetos, é importante compreender os processos atuais para melhor avaliar as modificações em processos que podem ser necessárias.

Há duas abordagens básicas da técnica de observação:

▶ Passiva/invisível: Nesta abordagem, o observador acompanha o usuário trabalhando na rotina do negócio e não faz perguntas. O observador registra o que é observado, mas permanece fora do caminho. O observador aguarda até que o processo todo tenha sido completado antes de fazer qualquer pergunta. O observador deve examinar o processo de negócios várias vezes para garantir que ele compreende como o processo funciona hoje e por que funciona desse jeito.

▶ Ativa/visível: Nessa abordagem, enquanto o observador analisa o processo atual e toma notas, ele pode dialogar com o usuário. Quando o observador tem perguntas como, a razão pela qual algo está sendo feito de tal maneira, ele faz a pergunta imediatamente, mesmo se ela quebra a rotina do usuário.

Variações da técnica de observação:

▶ Em alguns casos, o observador pode participar do trabalho real para obter uma experiência prática de como o processo de negócio funciona hoje. Este procedimento seria limitado a uma atividade que uma pessoa não especializada possa executar e cujos resultados não afetem negativamente o negócio.

▶ O observador torna-se um aprendiz temporário.

▶ O observador assiste a demonstração de como um processo e/ou tarefa específicos são executados.


Técnica de coleta de dados, que não consiste em apenas ver ou ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar. É um elemento básico de investigação científica, utilizado na pesquisa de campo como abordagem qualitativa.

Ajuda o Analista de Negócios a identificar e a obter provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivíduos não têm consciência, mas que orientam seu comportamento.

É preciso planejar O QUE e COMO observar. Uma observação é considerada científica quando:

  1. É sistematicamente planejada;
  2. É sujeita a verificação e controles de validade e precisão;
  3. Serve a um objetivo formulado de pesquisa;
  4. Os fatos são percebidos diretamente, reduzindo a subjetividade.

Dica: Muito importante está técnica, essencial para fazer um bom levantamento do cenário atual, ajuda muito a entender o contexto, problemas e as oportunidade s.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *