Análise de Riscos

Identificar e gerenciar áreas de incerteza que podem impactar uma iniciativa, solução ou organização.

Descrição

Um risco descreve uma ocorrência ou evento incerto que pode ter um efeito na capacidade do analista de negócios, equipe do projeto ou organização de atingir um objetivo. Os riscos são por natureza positivos ou negativos. A análise de riscos envolve uma compreensão dos níveis de tolerância a risco da organização, avaliação dos riscos e identificação das respostas.

Elementos

.1 Tolerância a Risco

Um fator-chave na determinação da resposta que uma pessoa ou organização irá selecionar em relação a um risco é a compreensão da sua tolerância a risco. Não existe uma resposta correta ou ideal – uma estratégia geral deve ser adaptada para cada circunstância particular. As três categorias gerais de tolerância a risco são:

▶ Aversão a Risco. Uma pessoa ou organização avessa a risco procurará reduzir os riscos, particularmente os negativos, e prefere aproximar-se ao máximo da certeza. A redução dos benefícios potenciais em vista de um resultado mais garantido é tida como uma troca aceitável.

▶ Neutralidade. Uma abordagem neutra ao risco significa que os benefícios prováveis da resposta ao risco devem se igualar ou superar os custos, no intuito de justificar uma ação.

▶ Busca por riscos. Uma pessoa ou organização que busca riscos desejará aceitar riscos relativamente altos, no intuito de maximizar o benefício potencial. Pode aceitar poucas chances de sucesso, se os benefícios do sucesso forem maiores.

Um indivíduo ou organização pode exibir diferentes níveis de tolerâncias a risco em diferentes momentos. Por exemplo, foi demonstrado que a maior parte das pessoas aceitará riscos maiores para evitar uma perda percebida do que aceitaria para aumentar o pagamento por um sucesso, mesmo quando os resultados financeiros
forem idênticos. O tamanho e potencial impacto do risco podem também afetar a tolerância ao risco.

.2 Avaliação

A avaliação envolve determinar a probabilidade de ocorrência de um risco e o impacto, caso ele ocorra. Cada um desses fatores é avaliado com base em uma escala comum (alto, médio e baixo, ou um número de 1 a 5, por exemplo). Isso permite que a análise foque nos riscos mais importantes.

.3 Resposta

As estratégias de resposta determinam como a organização irá lidar com um risco. Para riscos negativos, as estratégias incluem:

▶ Aceitar. Não é feito nenhum esforço para lidar com o risco. A organização aceita a possibilidade de que o risco ocorra.

▶ Transferir. A responsabilidade de lidar com o risco e com os possíveis efeitos do risco são movidos para terceiros.

▶ Evitar. A organização toma medidas para garantir que o risco não ocorrerá.

▶ Mitigar. A organização toma ações para reduzir a probabilidade de ocorrência do risco ,ou para reduzir as possíveis consequências negativas ,caso ele ocorra.

Para riscos positivos, a aceitação também é uma estratégia viável. Outras estratégias incluem:

▶ Compartilhar. Trabalhar com um terceiro para aumentar a probabilidade de resultado positivo e concordar em compartilhar os benefícios.

▶ Melhorar. A organização toma ações para aumentar a probabilidade do risco ocorrer e os benefícios potenciais, caso o risco ocorra.

▶ Explorar. A organização trabalha para garantir que o evento ocorra.

Dica: uma das minhas ‘armas’ mais utilizadas para entender o contexto da organização, entender os problemas, propor soluções. Excelente! Importante está no ‘sangue’ do Analista de Negócios a análise de riscos, pois assim, o trabalho será muito assertivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *