A importância da Análise de Regras de Negócio

As regras de negócios são tipos de requisitos de como os negócios, incluindo suas ferramentas de negócios, devem operar, em outras palavras, as regras de negócioderivam das políticas da organização e estão enraizadas nos processos de negócio, pois são neles que as operações da empresa acontecem. Elas podem serleis e regulamentos impostos ao negócio, mas também expressam a arquitetura e o estilo de negócio escolhidos.

Os requisitos são sub-produtos das regras de negócio.

As regras de negócio são muito mais voláteis (passíveis de mudanças) do que os requisitos.

Exemplificando:

“nas operações de vendas o sistema deve permitir a aplicação de um desconto sobre o valor total da transação”.

“O desconto máximo de 10% só pode ser aplicado em vendas superiores a R$ 100,00″.

A primeira frase é um requisito funcional. A segunda, uma regra de negócio. A chance da segunda mudar é muito maior.

Minha Dica: Há inúmeras ferramentas no mercado para gerenciar regras de negócios e as mesmas são uma forte aliadas na tarefa de Análise de Regras de Negócios. Veja abaixo algumas:

  1. Drools
  2. Visual Rules Modeler

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *